Palmeiras ja está a procura de novo goleiro

Palmeiras procura substituto para Deola


Exaltada ao longo dos últimos anos como grande trunfo das categorias de base do Palmeiras, a famosa "escola de goleiros" pode ter sua linhagem interrompida após um longo período entre os titulares da meta alviverde. Com Deola questionado neste primeiro semestre de 2012, especialmente depois da eliminação para o Guarani nas quartas de final do Campeonato Paulista neste domingo, o gerente de futebol César Sampaio admitiu a possibilidade de buscar, a longo prazo, um novo nome para a posição. 




O dirigente, contudo, eximiu o camisa 22 de culpa nos gols sofridos em Campinas,
assim como o fez com todo o setor defensivo da equipe.
Herdeiro da titularidade do Palmeiras após Marcos confirmar a aposentadoria no início desta temporada, Deola detinha prestígio junto à torcida alviverde até cometer falhas em bolas defensáveis ao longo da fase classificatória do Campeonato Paulista. No domingo, em Campinas, o time palestrino disse adeus ao Estadual após uma derrota por 3 a 2 para o Guarani, com o goleiro palmeirense sendo questionado no gol olímpico de Fumagalli, que abriu o placar, e de Fabinho, que sacramentou a eliminação dos paulistanos.
"O Deola não teve uma boa apresentação no domingo, mas a responsabilidade da derrota não é só dele, isso deixamos bem claro", iniciou César Sampaio. "Se tivéssemos feito mais gols, o resultado seria outro também. Se trabalharmos no 'se', não chegaremos a lugar algum", acrescentou o gerente de futebol palmeirense, ciente da árdua missão do camisa 22 nesta temporada.
"Os nossos goleiros agora vivem uma função complicada em substituir o Marcos, que é um ídolo no clube por tudo que já fez", citou. "O responsável pela escalação dos goleiros é o Carlão (Carlos Pracidelli), e minha função é cobrar dele quando o time não está sendo representado. Toda abordagem é técnica, e a maior resposta se dá dentro de campo. Se isso não acontecer, contrataremos outro goleiro. A coisa é bem clara: o setor que apresentar algo aquém terá que ser corrigido", afirmou.
A declaração de Sampaio abre margem para que o Palmeiras quebre uma sequência de 18 anos sem buscar um novo goleiro no mercado. O último arqueiro não revelado no Palestra Itália e que atuou como titular no clube foi Roberto "Gato" Fernández, contratado por empréstimo junto ao Internacional em 1994 para suprir um momento no qual Velloso estava machucado e Sérgio não atravessava uma boa fase.
O excêntrico e já veterano paraguaio, porém, deixou o time na temporada seguinte. Desde então, nenhum arqueiro não diplomado na "escola de goleiros" do Palmeiras atuou como titular nos últimos 18 anos: Velloso, Marcos, Sérgio, Gilvan, Diego Cavalieri, Deola e Bruno - todos foram todos formados nas categorias de base alviverde.
Atualmente, o elenco alviverde conta ainda com três nomes revelados na base do clube: Raphael Alemão (23 anos), Fábio (21) e Guilherme (20), que nunca disputaram uma partida oficial pelo time - os dois primeiros chegaram a compor o banco de reservas no ano passado, quando Bruno esteve por empréstimo na Portuguesa. Fábio, porém, já foi bastante elogiado por Luiz Felipe Scolari e chamado de um goleiro de potencial que "não deverá nada em relação a Marcos".
Coincidentemente ou não, a possível interrupção de formandos na "escola de goleiros" na titularidade alviverde se dá imediatamente após a saída de seu "fundador": Valdir Joaquim de Moraes, um dos grandes ícones da história do Palmeiras e responsável pela criação da função de preparador de jogadores da posição no futebol brasileiro. Aos 80 anos, ainda membro da comissão técnica de Felipão, ele se afastou do clube em fevereiro deste ano.

Um comentário:

  1. oi sou palmerense meu nome e andre dias eu sou um grande goleiro tenho 21anos moro em sao paulo osasco quero fazer parte do palmeiras.contato 95734-3089,ou ,95357-3404.obriga eu aguardo..vai palmeirassssss.

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário Palmeirense!

Copyright © 2014 Contrata Palestra