Entrevista Exclusiva com Piraci de Oliveira

Piraci diretor Juridico do Palmeiras 
Piraci de Oliveira, Diretor jurídico do Palmeiras - Entrevista concedida no dia 23/10/12


CP – Sr. Piraci, o senhor foi um dos primeiros dirigentes de clubes Brasileiros, a criar uma rede social para abrir debates com Torcedores. O senhor aconselha outros dirigentes a fazer o mesmo?
PIRACI  -  Aconselho sim. Eu aprendi muito com os torcedores, acho que os dirigentes deveriam ter mais esse contato com eles. Muitas coisas nessa Gestão, foram feitas com o auxilio dos torcedores.

CP - O que você acha que aconteceu, para o time ter essa “queda” repentina no Campeonato Brasileiro? 
PIRACI - Foram muitos motivos no físico e principalmente no Departamento Médico.  O planejamento pra depois da Copa do Brasil era fazer uma campanha razoável no Brasileirão, só pra não cair. Mas como poderíamos imaginar, que Wesley teria contusão, e agora o Valdívia  Então a contingência médica e de desgaste físico do titulo da Copa do Brasil, na minha concepção foi o principal motivo, mas como falei, foram muitos.

CP  – Suponhamos, que infelizmente o Palmeiras caia para Série B, valeria a pena o título da Copa do Brasil pela Serie B 2013 ?
PIRACI - Agente nem pensa na hipótese do Palmeiras ser rebaixado, nossa diretoria não trabalha com essa hipótese, estamos a 4 pontos do Bahia, temos um jogo importante fora, depois dois em casa. Então o objetivo é continuar lutando e acreditando que isso não aconteça. Se acontecer, vamos nos organizar, mas nesse momento, nem passa pela cabeça essa hipótese.

CP  - A torcida ultimamente contesta muito a qualidade do elenco. Nem mesmo o título da Copa do Brasil, deixou os torcedores satisfeitos com alguns jogadores. O que o senhor e a diretoria pensam a respeito do Plantel Alviverde?
PIRACI - O Plantel é Bom. Foi campeão da Copa do Brasil, tem uma safra da base espetacular  tem cerca de 7 jogadores que podem subir. Foi uma por uma opção do antigo treinador que não subiram, nós jogamos e insistimos muito com jogadores “batidos”, jogadores da confiança do Felipão. Mudou esse conceito com o Kleina, agora temos que ver como isso vai ficar. Exitem bons jogadores, jogadores médios e ruins, como em todos os elencos. Na minha concepção o elenco é bom. Tanto é verdade isso, que é o atual campeão da Copa do Brasil, a respeito, faz uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro.

CP - E os jogadores da Base? O Palmeiras sempre foi reconhecido por revelar ótimos goleiros, mas poucos jogadores de linha. Hoje no Elenco principal, temos cerca de 10, como jogadores da base, como João Denoni e Patrick Vieira. Hoje a Base do Palmeiras, está mais preparada do que anos atrás?
PIRACI - A base não é um planejamento muito matemático, tem safras boas e safras ruins. A safra atual é espetacular, existem 7 ou 8 jogadores que devem subir ano que vem. Em relação aos Goleiros, nós continuamos com uma safra muito boa de goleiros também. A pelo menos 3 goleiros da base com condição de jogar. O Bruno vem atuando muito bem, o Deola se recuperando bem no Vitoria, e nós temos outros goleiros em formação. Temos que terminar o ano, para Planejar 2013, mas na minha concepção nós não precisamos de goleiros de fora, temos uma boa formação de Goleiros.
                                                                                                                                                             
CP  –A diretoria usou videos motivacionais nas Finas da copa do Brasil. A diretoria pretende usar mais vídeos motivacionais pra tentar tirar o Palmeiras da Zona de Rebaixamento?
PIRACI  - Os especialistas dizem que os videos motivacionais são muito bons, em jogos de maneira pontual. Não dá pra ter um vídeo motivacional por jogo, ele acaba perdendo sentido, que é a inovação e a surpresa. Na copa do Brasil teve vídeo motivacional contra o Grêmio e contra o Coritiba, e deu excelentíssimo resultado. No Campeonato Brasileiro tivemos alguns videos e algumas Palestras. A diretoria, vem usando essa ferramenta, pra também motivar o grupo.

CP  – Como está o clima dos Jogadores nesta reta final de Brasileirão, junto com a Sul-Americana? O time está focado apenas em sair da Zona de Rebaixamento, ou dá pra conciliar os dois?
PIRACI - O Elenco é grande, dá pra disputar dois campeonatos sem nenhum problema. Nós estamos fazendo uma campanha bem razoável na Sul-Americana. O Elenco é bom, ele está motivado, ouvido, não existe ninguém que tenha algum preocupação ou descaso. Pelo ao contrario, desde o capitão que é o Marcos Assunção até os jogadores que estão chegando agora estão em um clima muito bom, é um clima favorável para a cessão, União sempre.

CP  - A torcida do Palmeiras, principalmente nas redes sociais, contesta muito a capacidade do Presidente, e de alguns diretores como Roberto Frizzo. Em 2013 tem eleição, a atual gestão, pretende tentar reeleição?
PIRACI  - O Arnaldo lançou-se a candidatura da Reeleição. Ele tem total condição total, e legal pra isso. Se continuar com a campanha boa na Sul-Americana, e sair da Zona de Rebaixamento, ele tem total condição de concorrer e tentar ganhar. Sobre os Vices, como o Frizzo, não sei se eles  continuariam ou não. Não posso falar por eles.

CP - E sobre as diretas, explique mais para o torcedor, de como vai acontecer. Quem vai votar? Quem vai escolher os candidatos? E o que precisa pra ser candidato?
PIRACI  - Foi aprovado a mudança no Estatuto, sobre as diretas, eu estive na primeira parte da assembleia, e eu votei a favor das diretas em 2014. Foi aprovado, que a eleição será em Outubro de 2014, poderá se candidatar qualquer conselheiro com 4 anos de mandato, desde que tenha 20% de aprovação do conselho deliberativo, ou seja 60 conselheiros aprovando sua candidatura  Isso vai ser feito em Outubro de 2014. E o Pleno eleitoral será os Associados, e não são mais os Conselheiros. Então ao invés de 300 conselheiros elegerem o Presidente, quem os elegerá serão os Associados em condição de votar , que são aqueles que tem 13 anos de associação. Isso gera mais de 8 mil nomes, então pularemos de 300 a 8 mil que vão escolher o Presidente.

CP – A torcida, sempre desejou alguns ídolos como Presidente, principalmente o Marcos. Agora será possível em 2014, nas próximas eleições, ele se eleger?
PIRACI  - Olha, o ídolo não tem nenhuma relação direta, com ele ser um bom gestor, o Pelé não foi, o Zico não foi, você tem uma historia riquíssima de grande fracasso. E também tem exito, (como o Platini, presidente da UEFA e ex-jogador). São lá e cá, ser ídolo que ajuda em nada. O Marcos se for sócio do clube, o que eu acho que é, tem que se tornar conselheiro, e depois de 4 anos se candidatar a presidente. É uma opção, qualquer um que tiver condição é uma opção a Presidente.

CP - Diante da situação, a diretoria do Palmeiras, pensa apenas em sair da Zona de Rebaixamento, ou já elabora um Planejamento para 2013?
PIRACI  - Não dá pra você planejar 2013, tendo que brigar contra o rebaixamento. Porquê um jogador pra vim por Palmeiras é por toda a historia que representa. Evidentemente, jogar na 2° divisão, não é algo que aconteça com um jogador de primeira linha. O que temos que fazer é sair da Zona de rebaixamento, saindo dela, vamos planejar a Libertadores.

CP – O Senhor acha que esse foi um empecilho, para vinda do Alex pro Palmeiras? Esse medo de Segunda divisão?
PIRACI  - Não, se fosse assim ele teria ido pro Cruzeiro ou outro clube, ele falou pro Palmeiras, que ele preferia ir pra lá por uma questão familiar. A Família dele é de lá, e essa foi o motivo da escolha. O Palmeiras nem chegou a fazer uma oferta financeira, não tem nada a ver com rebaixamento ou Libertadores.

CP - De 0 a 10 , defina qual nota é a atual gestão do Palmeiras.
PIRACI  - Se você tomar por dados, de que o Palmeiras tem 11 títulos nacionais, e um deles foi conquistado nessa gestão, seria uma pontuação de 9 a 10. Se eu tomar por base, que nós estamos na luta contra o Rebaixamento, seria uma pontuação perto de 0 a 1. Tudo vai depender do Campeonato Brasileiro. Se não cai nisso. Estamos com uma posição financeira muito boa, Campeão do Brasil, classificado pra Libertadores. Se cair vai ficar a mancha da 2° divisão, do rebaixamento, e a nota será baixíssima  então depende é de agora, até os próximos jogos. Pode ir do Céu ao Inferno nesses próximos jogos.

CP  - Deixe um Recado pra Torcida alviverde:
PIRACI  - Essa direção ta fazendo um trabalho muito forte, na recuperação do clube, nós chegamos em Janeiro de 2011 com o clube arrasado no campo financeiro. Não tinha dinheiro em caixa e tinha muitas dividas vencidas. O Clube estava uma Balbúrdia, uma desorganização completa, e com o elenco Rachado. O Primeiro ano foi apenas, pra tentar colocar a casa em dia. No Segundo ano, conquistamos a Copa do Brasil, estamos tentando um título Internacional, e infelizmente, estamos lutando pra sair da Zona de Rebaixamento. A diretoria está trabalhando com muita dedicação, honestidade e transparência. Tentando conseguir, deixar o Palmeiras aonde ele merece estar que é brigando por título. E um elenco razoável, uma boa situação financeira e Disputando a Libertadores. Esse é meu recado pra torcida do Palmeiras.

 Por: Matheus Carvalho.

10 comentários:

Copyright © 2014 Contrata Palestra